Como participar da WEB2.0?

Hoje tive uma reunião com os principais gestores para a apresentação da Intranet e de um Wiki, idéia do subsecretário que sempre está antenado com essa cultura WEB2.0.

Mas quem vive ainda no mundo analógico, não consegue compreender como é essa cultura mutualista onde as pessoas produzem e consomem informações, são Prosumers. Consumir informação é fácil, produzir é difícil, unir os dois conceitos em um só é ainda mais complicado para quem vive na cultura de consumidor de informações apenas.

Na bendita reunião, ao ser apresentado o Wiki que deverá catalogar o conhecimento da Secretaria, as pessoas perdidas em meio a esse mundo, já sugeriram um comitê para iniciar o trabalho de “normalização”, outras já sugeriram um documento oficial com as regras e diretrizes , enfim, faltou só sugerirem uma nova coordenadoria.

Me senti como um navegador europeu chegando no novo mundo e apresentando a pólvora e o espelho aos indígenas.

Hoje um amigo passou o seu novo blog e pediu para “participarmos”, logo gerando confusão nas mentes velhas que vivem analogicamente, se perguntam: “-ora, como vamos participar?”. Abram as mentes pessoal, deixem o mundo digital entrar em suas vidas, pensando um pouquinho, dou algumas dicas de como participar de um blog:

  1. Comentando;
  2. Gerando trackbacks, pingbacks caso seja um produtor;
  3. Assinando o feed;
  4. Acrescentando o blog no seu delicious;
  5. Favoritando o blog no technorati, BlogBlogs, IceRocket ou outro qualquer repositorio de blogs;
  6. Enviando as matérias interessantes para o DIGG, REC6, etc…;
  7. Solicitando usuario e login para ajudar a gerar conhecimento, ou seja, ser um “Prosumer*”;
  8. Acrescentar o blog em seu Blogroll;
  9. Deixar a imaginação de uma mente jovem solta (coisa difícil para quem vive na era analógica);
  10. [Versão Beta] :)… vá acrescentando suas dicas nos comentários;

Agora pensem em como partilhar da maravilha da comunicação aberta, aprendam a participar das novas mídias e vamos deixar de fazer sinal de fumaça.