Lançamento do Goverblog

Como eu anunciei aqui antes, estamos iniciando um projeto pioneiro de Goverblog (nome bacana criado por mim para blogs que vão mudar a politica ou … como sonhar acordado), esse blog na verdade é um projeto piloto para a incursão da Secretaria do Turismo do Estado do Ceará, A.K.A SETUR-CE, nessa onda de WEB2.0, ou melhor, Governo2.0.

Idealizado pelo Secretário adjunto, Osterne Feitosa, e comandado pelo secretário Bismarck Maia, esse projeto tem o foco específico de cobrir a Feira das Américas 2007 da ABAV no Rio. Com os sentimentos dessa experiência, pretendemos criar um blog institucional e replicar esse projeto para a cobertura de todos os eventos que a SETUR-CE participa.

Nosso objetivo é criar mecanismos de comunicação direta com a população, além de auxiliar o objetivo maior da secretaria que é "vender" o Ceará como um pólo turístico. Informações em tempo real sobre as ações da secretaria e toda essa cultura bacana de mutualismo à lá Wikinomics.

Existe um projeto maior por trás, estamos implementando a cultura de compartilhamento na secretaria, que é difícil já que grande parte das pessoas está acostumada em consumir informações ou somente produzir, tranformar todo esse contingente em Prosumer é o desafio. Temos um projeto de wiki interno na intranet (que estamos criando com um CMS), com a integração com todas as ferramentas legais de mídia na internet, quase um mushup.

Voltando ao assunto do blog, foi um projeto relâmpago, surgiu a idéia semana passada, aproveitamos a presença do Luthiano (colunista do MeioBit) aqui, pedimos a ajuda dele e montamos a equipe que iria viajar e cobrir o blog. Nós, (eu e o Márcio Almeida, responsáveis pela parte técnica) não tivemos tempos de construir layout e aprimorar a ferramenta, criamos um dominio ce.gov.br e hospedamos na minha conta do Dreamhost, instalei o wordpress e, em cima do layout padrão dele, colocamos os plugins para youtube, twitter e flickr, já que o trabalho de cobertura do evento será focado em mídias, principalmente entrevistas.

Espero que o trabalho seja um sucesso, já que a experiência será o termômetro das nossas iniciativas, além do que a meta mais ambiciosa é espalhar essa cultura para as outras setoriais.

Você pode estar pensando: "- que bobagem, um blog é a coisa mais trivial do mundo", mas para órgãos públicos isso é uma revolução cultural tal qual o iluminismo foi para a civilização ocidental. Caso consigamos implantar essa cultura de abertura das informações e criarmos um canal direto para as manifestações populares, a transparência provocará uma evolução natural nas relações cidadão-governante.

[mode Bial on] Agora vão lá http://www.cearaabav2007.ce.gov.br/ dar uma espiadinha [mode Bial off]