O milionário mora ao lado!

Moro em um país considerado sub-desenvolvido, rico mas com grande parte da população vivendo abaixo ou na faixa da pobreza. Essa característica nos impede sempre de entrar para o seleto rol dos países desenvolvidos, porque carregamos um peso de culpa por políticas ou regimes passados, talves somente o índio no meio do Xingú consiga viver sem essa culpa que carregamos ao ver uma criança sendo usada pelos pais em um semáforo a pedir esmola trajada de vestes surradas e de aspecto animalesco!

Mas um dos problemas que nos aflinge e causa um círculo vicioso é o da ignorância, principalmente quando procuramos alguem para botar a culpa.

Falácias da culpa do nosso fracasso

O imperialismo. Volta e meia surge um candidato marxista que culpa os imperialistas e o capital estrangeiro como o culpados.Vem cá, Irlanda é imperialista? Nova Zelândia é? Austrália é? e o Japão que mal tem exército desde o fim da segunda grande guerra? Falácia deposta!

Nossa história como colônia de exploração é a causa do nosso fracasso. Essa é a mais simples de debater, uns afirmam que por não ter sido uma colônia de povoação como o Canadá ou Estados Unidos somos atrasados, nem preciso lembrar alguns que foram e são atrasados, vou ao contrário lembrar de um país que era uma ilha-prisão da coroa inglesa e hoje e exemplo ao mundo… Austrália!

Falta de educação. Com certeza a educação é importante e a mão-de-obra qualificada se faz necessária para o desenvolvimento de um determinado local, mas por si só a educação não é garantia de sucesso, vide Cuba e sua putas PhD de 10 dólares! Sem liberdade a educação não significa nada, o Brasil por exemplo está formando uma casta de analfabetos funcionais com a progressão escolar (agora o aluno não sai mais reprovado, é passado automaticamente), saber ler e escrever não significa ser alfabetizado.
… a lista de falácias se estende indefinidamente!

Mas não vamos perder tempo com isso mais, sabemos que o capitalismo venceu e a frase que todo mundo tem que saber é: NO FREE LUNCH!

Essa é a frase define como temos que pensar para deixar o capitalismo trabalhar por nós e conseguirmos “vencer”.

O milionário mora ao lado!

Um livro curioso que talves quebre o senso comum de como vive e quem é um americano milionário de verdade é esse “O Milionário Mora ao Lado” de WILLIAM D. DANKO e THOMAS J. STANLEY.

Vasculhei ontem meu acervo atrás de uma VOCESA de 98 que faz um review sobre o livro, a curiosidade maior é saber que apenas 3,5% dos americanos podem ser considerados milionários e dessa minoria 95% tem patrimônio líquido entre 1 e 10 milhões de dólares. Presume-se que aquela gente que passa no imaginário popular de milionário é minoria da minoria. Isso mata qualquer anti-americano do coração, se a população que vive próximo a linha da pobreza é minoria, e os milionários são tambem, podemos concluir que são uma grande classe média! Esse é um país que deu certo, sem babaquice, sem puxa-saquismo! Pode não ser o Paraíso, mas por isso que dezenas de cubanos enfrentam a morte na boca de tubarões do caribe em busca de serem oprimidos pelo capitalismo!
Voltando ao livro, fatos que tornam os milionários o que são:

  1. Não ostentam riqueza;
  2. Não trocam de carro há pelo menos 4 anos e 57,7% compraram caminhonetes americanas sobretudo Ford.
  3. Não usam Armani nem pagam mais que 400 Dólares num terno;
  4. Não compram rolex, no máximo 80 dólares num relógio;
  5. Não comem caviar (preferem sanduiche com refri) ;
  6. Mora na mesma casa há pelo menos 20 anos;
  7. A renda familiar é em média de 247000 ao ano;

Visitem os links e vejam a matéria, vou ver se compro o livro e esmiuçar por aqui mais desse estudo que levou 20 anos pelos autores.

5 thoughts on “O milionário mora ao lado!”

  1. Parabens!
    Gostei(finalmente) do artigo! hehehe
    Não amanço, mas nesse tu foi muito bem!

    Além disso, concordo com tudo o que disses.

  2. Boa gostei desse, foi direto na ferida hauhauhaua queria que os xiitas mongois do slackCe podessem ler isso 😀 hauhauhauq queria ver o papoco…pede para o rafael enviar para a lista pq eu sai da lista 😀

  3. O candidato Cristovam deveria ler este comentario sobre a educacao. Logico que eh iportante, mas ela soh nao basta. Eh preciso saber viver…

Comments are closed.