FLISOL 2007 – Considerações finais

Agradeço aos coordenadores do FLISOL 2007, menção honrosa a Erlon e FZ (David) pelo evento de alto nível que foi realizado aqui em Fortaleza no último fim de semana.

Esclarecimentos

Quando vamos avaliar um objeto específico, temos que avaliar o contexto onde esse objeto está inserido, foi construído e a que se propunha.

O FLISOL foi organizado por pessoas sem tempo, sem recursos, pouca ajuda efetiva e muitas críticas como é de praxe pelo menos aqui em Fortaleza. Ouvi e li comentários desnecessários sobre a desorganização do evento, mas me pergunto e pergunto aos críticos:

– voces que acharam  o evento desorganizado, ajudaram em que? Se ofereceram pelo menos a conduzir o pessoal até as salas de palestras?

Não podemos permitir que um evento destinado à comunidade, feito por ela, seja criticado por quem não participou de sua organização.

Eu não participo de nenhuma organização, meu tempo é muito corrido por causa dos inúmeros projetos, freelas e eventos que participo, mas nunca critico ou sugiro sem me perguntarem e só faço isso para a organização, em particular. Aceito todos os procedimentos já que não participei de suas fabricações e legislações. Pelo simples fato de ser um evento gratuito e sem interesse comercial final, sempre vai deixar a desejar em termos de atendimento, já que os recursos evidentemente são escassos.

Um evento realizado por um BigPlayer de mercado para promover um serviço ou produto, um evento realizado por um governo com recurso destinado, um evento realizado por uma associação com fins de promoção podem ser criticados porque prometem intrínssicamente um destino de organização, um evento da comunidade não.

Em evento da comunidade, "as arveres somo nozes". Se as árvores não tiverem galhos, como darão frutos? é muito bom criticar e reclamar, mas trabalho efetivo mais uma ves eu vi de quem foi, sempre os mesmo, leval as críticas mas fazem… já quem critica, não vi em nenhum momento tentando ajudar!

A verdade dói mas é necessária. 

Agradecimentos

Agradeço ao público presente nas minhas duas palestras pela receptividade, participação e empolgação.

Imaginei que não ia ninguém nas minhas palestras (sábado em um final de tarde), que se alguem fosse iam ser NOOBs, e que os assuntos não conseguissem surtir empolgação na platéia (A.K.A bocejos).

Quebrei a cara positivamente, o pessoal estava antenado com o assunto tratado, perguntaram bastante, se interessaram e fizeram contato em off depois do evento.

Sem sombra de dúvidas que em termos de satisfação pessoal, foram minhas melhores palestras até o momento, espero repetir o mesmo clima que ocorreu nesse evento.

Fico entusiasmado quando o clima fica bastante técnico e parte para um nível altamente especializado, dificilmente voce consegue passar a essência de um assunto em apenas 1h com slides, ainda mais quando o assunto requer compreensão de códigos que ficam impossibilitados de serem demonstrados.

Nos vemos nos próximos eventos, e espero um nível tão alto como esse.

 

1º Projeto de lei – Imposto sobre propriedade intelectual

Estou me lançando candidato ao Senado em 2010, até lá farei projetos de lei de interesse nacional e quiça do mundo, revolucionários, porque pretendo mudar o mundo com eles.

O primeiro projeto é sobre o imposto a ser cobrado sobre a propriedade intelectual nos softwares, vejamos:

Projeto de lei nº

"Dispõe sobre a cobrança de impostos a propriedade intelectual nos softwares"

Art. 1º Da Lei:

Parágrafo único: "Esse projeto de lei obriga a todas empresas com propriedade intelectual a pagar imposto do conhecimento adquerido, ou seja, por sonegarem os valores devidos à humanidade."

Art. 2º Do Contexto 

Parágrafo único: A empresa Evil inc, criou um programa de propriedade privada, só ele detém os direitos do algoritmo, mas ele usa conceitos abertos (patrimônio da humanidade ou seja lá o que for isso) como "Fila" e "Lista" no seu código.

Art. 3º Da Aplicação de multas e fiscalização

Parágrafo 1º: O infrator da lei fiscalizado pela comissão de fiscalização sobre propriedade intelectual (a ser criada por essa lei) é obrigado a desenvolver um conceito novo e aplicar no seu software substituindo os algoritmos caso queira participar da isenção do pagamento dos impostos, mas lhe é obrigado a pagar 10% do valor dos impostos calculados em Libra Esterlina (para não correr o risco de desvalorização) à sociedade sem fins lucrativos "Amigos do pobre  Milfont".

Parágrafo 2º: Para os não-isentos, o recolhimento de pis/cofins, 13º amamentação às índias do Xingu e contribuição sindical pelo uso indevido das Filas e Listas que tanto amedrontam os velhinhos do INPS (ou é INAMPS sei lá, nem sei que década eu estou mais)…

Art. 4º Das penalidades

Parágrafo único: O empresário flagrado no ato de fraudação da lei é obrigado a ouvir Sheila Mello em seu último disco por 3 dias seguidos e dançar transvestido de Luiz Caldas. Além de pagar 50% do valor das penalidades à instituição de caridade "Milfont amigos da natureza".

Cadê minha militância? Se manifestem.  

Curso Ajax Avançado

CURSO AJAX AVANÇADO

Dos conceitos avançados no desenvolvimento de aplicações WEB com AJAX até o domínio dos frameworks UI mais produtivos, o curso explicará em detalhes as principais técnicas utilizadas pelas empresas de WEB2, de maneira que o aluno seja capacitado a criar aplicações personalizadas e arrasadoras.

Foco nos frameworks UI (DWR, YUI e Ext),  JavaScript orientado a objetos e na linguagem JAVA como implementação no lado servidor.

Pré-requisitos:
Desejável conhecimento de HTML, programação, javascript e linguagem JAVA.
(O curso não requer comprovação, mas esses assuntos básicos para o entendimento não serão revistos)

Datas:
Sábado, 12/05/2007 (13:00 as 17:00)
Sábado, 19/05/2007 (13:00 as 17:00)
Sábado, 26/05/2007 (13:00 as 17:00)
Sábado, 02/06/2007 (13:00 as 17:00)

Carga Horaria:
16hrs (4hrs em 4 sábados)
   
Valor: 
R$ 55,00 reais (à vista)
Aluno da FLF tem desconto de 20%.

Inscrições:
Reservas por internet, preencha o formulário de contato no endereço http://www.milfont.org/blog/?page_id=51
Reservas somente enquanto houver vagas (máximo de 20 vagas), portanto garanta já a sua.

Pagamento até o dia 04/05 na sede da Faculdade Lourenço Filho

Material:
CD com ferramentas utilizadas, material didático exclusivo e código das aplicações a serem vistas.
Certificado de conclusão no formato digital ao término do curso. (Qualidade a ser impresso em papel fotográfico)

Local:
Faculdade Lourenço Filho.
Rua Barão do Rio Branco, 2101 Centro
Fortaleza – Ceará CEP 60025-062, Fone/Fax: (85) 4009.6060

Professor:
Christiano Milfont
Analista de Sistemas da SEPLAG – Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará.
Arquiteto Java da Triadworks ASG ( http://www.triadworks.com.br)
http://www.milfont.org

Grade:

  1. Fundamentos de Ajax – 12/05/2007 (13:00 as 17:00)
    1. Overview do XHR
    2. Iniciando com DWR.
    3. Padrões WEB, melhores práticas no uso do Ajax
  2. Javascript Avançado – 19/05/2007 (13:00 as 17:00)
    1. O que é JSON e como usá-lo
    2. Javascript Orientado a Objetos
    3. DWR avançado
  3. Usabilidade e Frameworks UI – 26/05/2007 (13:00 as 17:00)
    1. MVC original implementado na web
    2. Componentes UI com YUI e Ext
  4. Melhores práticas  – 02/06/2007 (13:00 as 17:00)
    1. Minificação (Jmin), Verificação (JSLIN) e Documentação (JSdoc)
    2. Testes unitários (JsUnit)
    3. Uma aplicação completa

FLISOL 2007

Submeti uma palestra sobre WEB2 e Ajax a um coordenador do FLISOL 2007 a ser realizado no dia 28 de Abril (aqui em Fortaleza será na FIC), estou aguardando uma resposta para informar o horário da palestra.

Essa palestra será mais ou menos um resumo do curso de AJAX avançado que pretendo ministrar agora em Maio na Faculdade Lourenço Filho pela Célual JAVA.

Durante essa semana que se inicia eu atualizo esse post com as informações detalhadas, mas reservem o próximo sábado para discutirmos sobre AJAX no FLISOL e juntem as moedas para um curso mais aprofundado no próximo mês… ah! e vai ser super barato, na verdade de graça, apenas com uma ajuda de custo de R$55,00 reais, graças à Célula Java – FLF! 🙂

[update 1]

Confirmado, minhas palestras foram aprovadas e são no período da tarde

http://www.psl-ce.softwarelivre.org/flisol/index.php/FLISOL_2007#Programa.C3.A7.C3.A3o

Preparem para discutir sobre ajax, javascript, melhores práticas e o escambau 🙂 ….

[/update 1]