Desreferenciando objetos

ECMAScript tem um “Garbage Collector” (GC) que evita que voce destrua os objetos explicitamente para liberar memória, quando não existe referência a um objeto é dito que ele está desreferenciado (dereferenced), então quando o GC for executar a rotina de “coleta de lixo” todos os objetos desreferenciados serão destruídos.

O GC executa sempre quando uma function completa seu código, liberando todas as variáveis de seu escopo que sejam locais. É possível liberar um objeto explicitamente, ou seja, o desreferenciando, atribuíndo sua referência igual a null.

var objetoX = new Object;

objetoX = null;

Quando a variável objetoX é atribuído para null, ele perde sua referência criada na primeira linha, isso significa que na próxima vês que o GC for executado esse objeto será destruído.

Essa é sempre uma boa prática para o IE, devido aos seus problemas clássicos de “Memory Leaks”, desreferenciando um objeto evitamos que por motivos de erros ou por deficiência de implementações do GC de alguns Browsers acorram problemas como “Memory Leaks” (despejo de memória).

2 thoughts on “Desreferenciando objetos

  1. Pingback: Quando o IE trabalha corretamente… - CMilfont Tech

  2. Pingback: Resumo javascript - Jan 2008 - CMilfont Tech

Comments are closed.