Ext 2.0 Beta 1

{ October 12th, 2007 }


cmilfont

Autor: cmilfont

Confira o lançamento da versão beta 1 do Ext 2.0. Essa nova versão trouxe uma mudança significativa nos objetos do Framework, uma aplicação construída com as versões 1.x não tem compatibilidade com a nova que ainda não está estável.

Portanto se deseja construir uma aplicação, ainda é interessante usar a versão 1.1.1 que provavelmente não terá mais atualização, apenas correções.

O Ext iniciou como uma extensão do Yahoo! YUI, chamado ext-yui. Quando a equipe do YUI construiu o componente DataTable, que rivalizou diretamente com o componente GRID do ext-yui (carro-chefe da extensão), Jack Slocum resolveu usar outros frameworks como base (JQuery e Prototype), criou uma empresa para comercializar seu framework com licença comercial (além da licença livre LGPL versão 3), mudou o nome para Ext (retirando a extensão yui) e por fim criou uma implementação livre sem a necessidade mais de terceiros.

Quando Jack Slocum encerrou o ext-yui, na versão 0.33, a arquitetura foi totalmente alterada no Ext 1.x, agora novamente temos uma alteração profunda nos componentes principais que requerem mudanças drásticas e praticamente inviabiliza o upgrade para a nova versão em curto espaço de tempo. Os fontes no SVN agora somente são acessíveis pela licença comercial, mas nos builds disponíveis para downloads, eles são disponibilizados como manda a LGPL.

Nos próximos artigos, vamos explorar esse Framework, destilando cada componente importante e mostranto a diferença entre os dois ramos principais. Aguarde e confira.

Categories: Ajax, Ext, Frameworks, JavaScript, Web Development ~ ~ Trackback


Assine os comentários deste artigo.


Leave a Reply