Qual a próxima linguagem que vou programar?

Bem amigos tenho estudado algumas linguagens que estão sendo bastante discutidas por aí, como groovy e ruby, e acredito que serão em breve pré-requisitos para nossos empregos(desenvolvedores), assim como hoje é hibernate, spring e alguns outros frameworks.

Mas uma nova linguagem tem me chamado atenção, e é minha respota ao título do artigo, NCL, linguagem que pode ser executada pelos equipamentos que possuem o middleware “Ginga”, criado para permitir a interatividade no Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre.

“NCL é uma aplicação XML com facilidades para a especificação e aspectos de interatividade, sincronismo espaço-temporal entre objetos de mídia, adaptabilidade, suporte a múltiplos dispositivos e suporte à produção ao vivo de programas interativos não-lineares.”

É isso aí pessoal, TV Digital, um futuro bem próximo da nossa realidade e inclusive já existem empresas especializadas em desenvolvimento de aplicações para TV Digital, como a HXD iTV que já fechou com o governo para desenvolver o software para declaração anual de isentos do pagamento de Imposto de Renda por meio da Televisão Digital.

Bom é isso aí pessoal, vamos ao futuro e até a próxima!!

One thought on “Qual a próxima linguagem que vou programar?

  1. Hildeberto Mendonça

    Na Unifor existe um labotório de TV Digital, o LUCS, que faz pesquisas com interação humano-computador focando pessoas de baixo poder aquisitivo. Essas pessoas possuem pouca ou nenhuma interação com equipamentos eletrônicos modernos. A partir desse perfil, busca-se desenvolver um conjunto de padrões para simplificar ainda mais a usabilidade do sistema de televisão digital brasileiro, tornando-o socialmente responsável.

    A SUN Microsystems também anunciou uma parceria com o governo brasileiro para desenvolver uma plataforma open source para o sistema brasileiro. Naturalmente a SUN optará pelo uso de Java como principal linguagem de progração. Vamos esperar.

Comments are closed.