Qual a próxima linguagem que vou programar?

{ May 5th, 2008 }



Autor: aristenio

Bem amigos tenho estudado algumas linguagens que estão sendo bastante discutidas por aí, como groovy e ruby, e acredito que serão em breve pré-requisitos para nossos empregos(desenvolvedores), assim como hoje é hibernate, spring e alguns outros frameworks.

Mas uma nova linguagem tem me chamado aten√ß√£o, e √© minha respota ao t√≠tulo do artigo, NCL, linguagem que pode ser executada pelos equipamentos que possuem o middleware “Ginga”, criado para permitir a interatividade no Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre.

“NCL √© uma aplica√ß√£o XML com facilidades para a especifica√ß√£o e aspectos de interatividade, sincronismo espa√ßo-temporal entre objetos de m√≠dia, adaptabilidade, suporte a m√ļltiplos dispositivos e suporte √† produ√ß√£o ao vivo de programas interativos n√£o-lineares.”

√Č isso a√≠ pessoal, TV Digital, um futuro bem pr√≥ximo da nossa realidade e inclusive j√° existem empresas especializadas em desenvolvimento de aplica√ß√Ķes para TV Digital, como a HXD iTV que j√° fechou com o governo para desenvolver o software para declara√ß√£o anual de isentos do pagamento de Imposto de Renda por meio da Televis√£o Digital.

Bom é isso aí pessoal, vamos ao futuro e até a próxima!!

Categories: Linguagens ~ ~ Trackback


Assine os coment√°rios deste artigo.


One Response to “Qual a pr√≥xima linguagem que vou programar?”

  1. 1
    Hildeberto Mendonça

    Na Unifor existe um labot√≥rio de TV Digital, o LUCS, que faz pesquisas com intera√ß√£o humano-computador focando pessoas de baixo poder aquisitivo. Essas pessoas possuem pouca ou nenhuma intera√ß√£o com equipamentos eletr√īnicos modernos. A partir desse perfil, busca-se desenvolver um conjunto de padr√Ķes para simplificar ainda mais a usabilidade do sistema de televis√£o digital brasileiro, tornando-o socialmente respons√°vel.

    A SUN Microsystems também anunciou uma parceria com o governo brasileiro para desenvolver uma plataforma open source para o sistema brasileiro. Naturalmente a SUN optará pelo uso de Java como principal linguagem de progração. Vamos esperar.

Leave a Reply