Cloud Computing: Não compre gato por lebre

O que é Cloud Computing

Cloud Computing é um conceito que representa uma infraestrutura computacional baseada em rede (“nuvem”) descentralizada (notadamente na internet mas sem se limitar a isso) onde a principal característica é a elasticidades da disponibilização dos recursos computacionais, como memória e processamento, sob demanda de acordo com a utilização. Essa é uma definição curta e imprecisa, enquanto se discute a definição correta do termo a terminologia vai crescendo.

Os atributos que permitem a CC são muitos mas considero a elasticidade e disponibilidade recursos as peças chaves do quebra-cabeça.

Entendendo

Quando precisamos aumentar os recursos computacionais por causa do aumento de demanda (mais usuários ou mais funcionalidades), a abordagem tradicional é aumentar o poder de processamento da arquitetura interna da organização aumentando o número de máquinas e centralizando o controle dessa utilização.

Um sonho dos Players sempre foi aproveitar a capacidade ociosa dos recursos computacionais, principalmente de grandes computadores, cobrando pelo uso sob demanda. Conceitos como “The Network is the Compute” ou “Grid Computing” são tentativas disso e podem ser considerados ancestrais da Cloud, mas faltavam algumas características chaves para decolarem trazidos pela Web 2.0.

Hoje essa infraestrutura é disponível com serviços como Google Apps, Amazon EC2 ou Salesforce.

Não compre gato por lebre

Alguns Vendors estão ofertando um Virtual Private Server, que existe há muito tempo, como uma Virtual Private Cloud, mas não se enganem!

Não há nada de Cloud nesses planos, a diferença é substancial. Quando um Google fornece uma infraestrutura, ele não especifica como você aumentará seus recursos, isso é transparente. Olhando o esqueleto da infraestrutura do Google, você não tem contato com BigTable, MapReduce, Sawzall, GFS e WorkQueue. O armazenamento na nuvem é transparente, há camadas entre a aplicação que provê a funcionalidade adequada e as suas aplicações.

Se seu “provedor” quiser vender para você uma VPN dizendo que isso é uma Cloud, desconfie. Infelizmente sempre tem um esperto atrás de um otário, desconfie dessas picaretagens que se aproveitam de um Hype.

Nosa obrigação moral é denunciar esses charlatões.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *