Marx é um charlatão!

{ February 13th, 2011 }


cmilfont

Autor: cmilfont

Esse texto é uma resposta ao texto do meu amigo Welligton Sarmento, apesar de ser Off Topic ao propósito desse blog, creio que há profunda relação sobre minha pesquisa Crowds, portanto peço permissão para compartilhar nesse espaço.

Vou me abster de criticar a figura de Marx, que apesar ter sido um crápula manipulador e ter atacado todas as correntes socialistas, em especial a Bakunin e Proudhon, vou deixar para voces pesquisarem sobre ele e descobrirem por si só.

Marx foi sem sombra de dúvidas a figura mais importante da era moderna desde a revolução industrial, não por méritos e sim pelo dilema de ter influenciado todas as correntes atuais, para o bem ou para o mal. Poderíamos até dividir a história política entre “antes de Marx” e “depois de Marx”.

Discutir sobre Marxismo é sempre complicado porque é uma corrente que se propõe a modificar toda a natureza humana, não apenas na política, economia e filosofia. Sempre quando voce chuta a bunda de um marxista e prova por “a + b” que essa teoria é uma palhaçada ele muda a corrente da discussão e nunca tem fim.

Para provar que Marx foi um charlatão de marca maior basta nos concentrarmos em um ponto, o seu livreto “Das Kapital” que mistura um gerador de lero-lero com pseudociência. A tese geral do livro, apesar do que dizem os que teoricamente “entenderam” o livro, é que o trabalhador sempre vai ter sua mais-valia [espécie de força de trabalho, teoria meio capenga criada pelos liberais britanicos] explorada pela burguesia, tendendo a sua qualidade de vida cair drasticamente porque este nunca teria o “justo” e o lucro seria sempre do patrão.

Apesar de todas suas teorias terem sido refutadas, desde a subjetividade do valor por Bohm-Bawerk a derrocada da URSS, o que poucos prestam atenção é que a resposta sobre ter sido ou não um charlatão está em suas próprias obras como nos explica Paul Jonhson em seu livro Intellectuals“.

Marx teria analizado os blue books ingleses [espécie de livros contábeis da época] e verificado que os trabalhadores ingleses tinham melhorado substancialmente de vida ao contrário do que dizia sua teoria. Não satisfeito o que fez Marx? Adulterou de forma consciente os dados para números de 30 anos antes e justificar seus textos.

Se isso não for atitude de um charlatão, não sei o que podemos considerar.

Categories: crowds, offtopic ~ ~ Trackback


Assine os comentários deste artigo.


2 Responses to “Marx é um charlatão!”

  1. 1
    Maurício Linhares

    Falando tão pouco assim fica difícil de acreditar nas suas afirmações 😛

  2. 2
    Wellington Wagner F. Sarmento

    Boas observações. Estou lendo Intellectuals e gostaria de fazer algumas considerações. Vamos lá, vamos ao bom debate :-). Valeu, Milfont!

Leave a Reply