Quer ganhar mais? Invista em Você

{ March 28th, 2012 }


cmilfont

Autor: cmilfont

Há quase dois anos eu postei aqui para não reclamarem de preços de eventos e participarem já que isso seria investimento em suas carreiras, ainda hoje vejo as pessoas não valorizando outros pontos fundamentais.

Eu escrevi sobre a necessidade de investir em networking conhecendo os autores que você segue e/ou lê diretamente ou na pior das hipóteses mergulhando em outras culturas e sociedades já que você gasta seu dinheiro com coisas supérfluas e acredito que sua carreira tenha maior valor para si.

Outro fator importante é como você aumenta o seu valor perante o mercado. Pode parecer uma simples troca mercantilista, mas um dos conceitos fundamentais do capital é o valor subjetivo do produto, sua carreira nesse caso. Voce não vale apenas o que levou para ser produzido, vale também o que os outros acham que você vale. Pode parecer cruel e injusto, mas são forças da economia.

Falo isso porque uma reclama√ß√£o corrente de muita gente √© que: “a empresa n√£o o valoriza” ou “n√£o investe nos colaboradores”, pior: “se sente menosprezado e injusti√ßado porque n√£o o deixa evoluir”.

Deixa eu te falar: a culpa é sua. Sempre sua.

Seja Proativo na sua Carreira

Meus colaboradores são proativos, o Luiz Filho está indo pra Alemanha trabalhar na 6Wunderkinder que faz o famoso Wunderlist mal ter se formado, já vai voltar escolhendo aonde trabalhar e por quanto; o Marcos Brizeno Рrecém integrado à famiglia Рjá está ensinando o pessoal a fazer TDD (você desenvolve assim na sua empresa?); Rodrigo Oliveira já me acompanha há tempos e nem precisa de apresentação. Além de outros que trabalham como consultores e compartilham os mesmos valores e princípios.

Eles participam de eventos, vão a palestras, preparam palestras, apresentam, conhecem novas tecnologias e são capazes de desenvolver um software de verdade e não sair repetindo os outros feito macaco digitando loucamente, uns com menor, outros com maior proficiência.

Meus colaboradores não são assim porque a empresa investe neles Рapesar de que sempre incluímos nos cursos que surgem,  na participação dos eventos e são incentivados a buscarem sempre a melhoria. Eles são contratados ou selecionados justamente por serem assim.

Como dizia Mises:

Não é porque existem destilarias que as pessoas bebem uísque; é porque as pessoas bebem uísque que existem destilarias.

Ou seja, eu tenho a empresa que admiro n√£o porque ela produz pessoas assim, as pessoas com os valores admirados que est√£o comigo.

O máximo que posso oferecer é trabalho com liberdade, recomendação para fazer TDD e Pair Programming, no dia que precisar trabalhar de casa ou da praia o problema é deles, está valendo desde que o código saia com a mesma qualidade.

Reflex√£o

Como você acha que o seu empregador vai aumentar o seu salário?

Ele acompanha o seu valor junto ao mercado?

Ele acompanha e faz track de suas a√ß√Ķes como participar de eventos, estudar novas tecnologias, fazer Pet Project e compartilhar no github?

Você só vai a um evento se a empresa pagar sua inscrição?

Você só faz um curso se a empresa comprar sua vaga?

Você acha realmente que você merece o que ganha hoje e que merece um aumento? Fez o que para merecer?

Você está realmente fazendo o seu dever de casa?

Esse post não tem como objetivo simplesmente recomendação ou juízo de valores, apenas um convite a reflexão.

 

Categories: mercado ~ ~ Trackback


Assine os coment√°rios deste artigo.


11 Responses to “Quer ganhar mais? Invista em Voc√™”

  1. 1
    Rafael Cruz Rubert

    Eita que vai aparecer muito mimimi, mas a realidade é que dev gosta muito de reclamar, tiro até mesmo por mim :(. Sempre que possível tento ver um novo curso ou palestra. Parabéns outro bom post.

  2. 2
    Italo Medeiros

    Parabens pelo post. Falou tudo, sem palavras. A dedicação / foco e a proatividade no crescimento profissional tem um reflexo imenso no futuro.

  3. 3
    Fabian André Gehrek

    Muito bom o post, concordo plenamente. Se vc não fizer nd por vc ninguém o fará.

  4. 4
    Lauro Caetano

    Compartilho da mesma opini√£o.
    Também acho que o crescimento profissional parte de você correr atrás.
    Um exemplo que gosto muito √© o que o Uncle Bob diz no livro The Clean Coder, que n√£o bastam as horas trabalhadas durante o dia para evoluir. √Č necess√°rio dedicar algumas horas durante a semana aprendendo alguma nova linguagem, lendo algum livro, ajudando em algum projeto ou algo do tipo.

  5. 5
    Fernando Correia

    Gostei da forma como voc√™ abordou a quest√£o. Para mim tem grande import√Ęncia o aprendizado cont√≠nuo. Trabalhar com profissionalismo, criatividade e compet√™ncia; acompanhar as novidades; estudar; participar de eventos; ser membro ativo da comunidade; desenvolver projetos pessoais e provas de conceito. Tudo isso faz de n√≥s melhores profissionais. Mesmo assim, √†s vezes a pol√≠tica da empresa √© s√≥ dar aumento de sal√°rio como contra-proposta a pedidos de demiss√£o. Mas isto n√£o ser√° problema para este profissional, pois o mercado est√° acompanhando sua evolu√ß√£o.

  6. 6
    cmilfont

    Essa foi a t√īnica do post, Fernando Correia. Se a empresa j√° √© pequena – e isso vai acontecer em algum momento – ele consegue posi√ß√£o melhor facilmente.
    Empresa pequena n√£o falo em tamanho e sim em perspectiva para o funcion√°rio.

  7. 7
    Adriano Ohana

    Milfont, parabéns pelo post que concordo plenamente.

    Cansei de escutar a maldita frase “Fulano deu sorte, conseguiu um emprego na X (onde X √© um grande Player de mercado que d√° visibilidade)”.

    Quando você para pra acompanhar a carreira do tal fulano, percebe exatamente as características que seu post define. Resumindo, Fulano se mostrou ao mercado e agregou valor ao seu nome.

    Abs []
    @adrisis

  8. 8
    Gleison Rodrigues

    Muito bom o post.
    Visibilidade acontece quando se tem algo a mostrar. Fazer cursos, paletras e principalmente conversa com as pessoas é essencial para se fazer carreira.

    Parabéns.

  9. 9
    Rodrigo Galba

    Quem n√£o j√° passou pela situa√ß√£o “a empresa n√£o me valoriza”?

    No final das contas, acho que tamb√©m √© culpa do profissional. Como desenvolvedor de software, vejo que √© crucial dar rumo √† sua profiss√£o e n√£o apenas aprender o que a empresa precisa. Um bom desenvolvedor tem que ser √ļtil para a empresa e tem que ter conhecimentos al√©m da necessidade.

    Ter paix√£o pelo que faz.

    Pena que nem todos acham isso.

    √ďtimo post, parab√©ns.

  10. 10
    Henrique Luz

    Post maneiro. Me fez olhar pra mim e fazer uma auto-reflex√£o.
    Obrigado pela oportunidade!

    Parabéns!

  11. 11
    Diogo Moreira

    √ďtimo post!

    Vejo muitos amigos meus da área que não vão a eventos/palestras e não fazem cursos por serem caros e eu sempre falo para eles que isso não é um gasto e sim um investimento! Até mais valioso do que um investimento em um imóvel, pois o conhecimento ninguém tira de você!

Leave a Reply