Designed for Use

Designed for Use

Uma dica bastante interessante que li no excelente Designed for Use: Create Usable Interfaces for Applications and the Web de Lukas Mathis é Don’t Interrupt (Não interrompa) seguida de Instead of Interrupting, Offer Undo (Em vez de interromper, ofereça o desfazer).

Pois bem, o exemplo usado é justamente a implementação do gmail web que não me interrompe quando transfiro um email para a lixeira, mas oferecendo a opção de desfazer caso por algum acidente eu tenha acionado a ação.

Notei a versão android pisando na bola por fazer as duas coisas, oferece a opção de desfazer, mas também me interrompe.  Seguem Screenshots da operação.

Eu adoraria fazer Drag and Drop para a lixeira na ação de apertar o email por um tempo e não apenas habilitar o menu de opções.

Categories: usabilidade ~ ~ Trackback


Assine os comentários deste artigo.


3 Responses to “GMail Mobile no Android não respeita a regra de usabilidade [UX] “Don’t Interrupt””

  1. 1
    Henrique Gogó

    É incrível como Google não respeita na verdade as próprias guidelines de UI do Android que ele publica no site. As vezes tento argumentar alguma tela baseada nas guidelines e aí outra pessoa contra-argumenta mostrando o app do Gmail ou Google Plus. Aí lasca, Google!

  2. 2
    Julio

    Fiquei curioso com o artigo pois não me recordava dessa dialog ao excluir um email e fui fazer um teste no meu gmail. O resultado foi que o app não me pediu confirmação ao excluir o email. Meu Android é um 4.0 e o app do Gmail vs 4.5.2-714156.

  3. 3
    cmilfont

    Olá Julio, meu Android é o 4 também e a versão do Gmail é a 4.6 (836823).
    Continua exibindo a mensagem ao excluir.

Leave a Reply