Livre circulação de informação ou pirataria?

{ May 20th, 2008 }


cmilfont

Autor: cmilfont

Ano passado fui entrevistado pelo Paulo Rebêlo do Uol sobre pirataria e livre circulação de informações, separei os trechos da entrevista para publicar nesse post. Pesquisando no Google sobre essa entrevista notamos que o texto foi bem divulgado.

Trecho da minha entrevista:

Para o empresário do ramo de informática Christiano Milfont, quem deveria ser enquadrado como criminoso são os atravessadores, desde locadoras que vendem filmes e mídias ilegais, aos estúdios e até os camelôs. “Mas isso geraria uma discussão social que envolveria mão de obra, emprego, sindicatos e o toda a indústria; e eles não querem isso, querem permanecer na hipocrisia e nesse maniqueísmo até quando der”, classifica.

“Este modelo comercial está falido, o modelo de compartilhamento está destruindo os grilhões que os atravessadores criaram ao longo dos séculos, agora o artista pode se apresentar diretamente ao seu público. Os novos modelos ainda são experimentais mas são a ótica de como deverá se comportar o artista no futuro”, profetiza Milfont. Ele cita o exemplo da hora, Tropa de Elite, cujo vazamento na internet causou um burburinho tão grande que economizou milhares de reais em propaganda. E o resultado? Cinemas lotados e talvez o filme nacional mais visto em todos os tempos. “Quanto de dinheiro pode ser fabricado nessa cultura de compartilhamento? Não temos idéia do montante porque a indústria teme a discussão aberta”, alfineta.

Fonte: Uol Tecnologias [http://tecnologia.uol.com.br/ultnot/2007/11/05/ult4213u183.jhtm]

Vale ressaltar que não concordo com a pirataria, mas a discussão sobre livre circulação de informações e até aonde vai o controle dos direitos autorais sobre bens não escassos é tensa e está longe de acabar. Outro momento volto a falar sobre isso e exponho tudo o que penso.

Categories: blogosfera, mercado, protesto ~ ~ Trackback


Assine os comentários deste artigo.


2 Responses to “Livre circulação de informação ou pirataria?”

  1. 1
    Paulo Marcelo

    Muito bom, depois vou ver se acho a entrevista na integra. Mas sobre o que você disse”…mas a discussão sobre livre circulação de informações e até aonde vai o controle dos direitos autorais sobre bens não escassos é tensa e está longe de acabar” Acho um assunto muito complicado principalmente no que se refere este controle dos direitos autorais , tem muito dinheiro por trás, grandes produtoras, gravadoras. Mas concordo com você que o modelo atual está falido. A questão complicada seria justamente achar a melhor alternativa para o futuro.

  2. 2
    Pirataria e o caso Megaupload - Blog de desenvolvimento da Milfont Consulting, Client e Server-side

    […] o que penso sobre compartilhamento está resumido numa entrevista que dei para o Uol em 2007. Tem quase tudo […]

Leave a Reply