Conferências em 2011, comunidade cearense sempre presente

{ November 30th, 2011 }


cmilfont

Autor: cmilfont

[update] Eu não falo do Maré de Agilidade nesse post porque terá um exclusivo sobre esse movimento ;)  [/update]

Esse ano de 2011 foi particularmente inédito para o Ceará em relação a conferências sobre desenvolvimento de software. AgileBrazil e BrazilJS demonstraram ao país e, porque não, ao mundo inteiro o nível de desenvolvimento do nosso estado em detrimento a fama de região subdesenvolvida que o NE do Brazil sempre passou.

O BrazilJS foi o primeiro em maio, desbravamos sem apoio governamental e descrédito da grande maioria das empresas que entramos em contato, talvez por isso nossos patrocinadores mereçam um destaque especial pela visão que tiveram. Ninguém apostava no BrazilJS, até nós mesmos tínhamos receio do tamanho que seria quando iniciamos a organização.

Nossa surpresa foi maravilhosa com a recepção dos devs brasileiros, lotamos a faculdade FA7 em Fortaleza com mais de 550 inscrições [capacidade máxima do local], tivemos gente do país inteiro e nos tornamos a maior conferência – em número de attendees – sobre JS no mundo. Esse evento foi feito na garra e no peito, em 2012 nós teremos muito, mas muito mais moral para organizar com mais profissionalismo e apoio.

Esse evento foi feito exclusivamente pela comunidade JS nacional, o Crowdsourcing foi o verdadeiro responsável pela organização. Todo o evento foi organizado e realizados em apenas 3 meses e nosso canal principal foi o Twitter. Foi incrível como tudo fluiu.

 

No final de Junho e início de Julho foi a vez do AgileBrazil, evento já tradicional, com um histórico nacional. Esse nós tivemos apoio governamental – apesar de tímido – e um profissionalismo maior. O evento superou todas as expectativas, reuniu os maiores expoentes sobre agilidade do Brazil e confirmou que o CE tem capacidade de organizar grandes eventos.

Em setembro nós levamos cerca de 40 pessoas por meio da #caravanajavace para a maior conferência brasileira para desenvolvedores, a QCONSP.

Ainda tivemos muitos cearenses nas demais conferências como NoSqlbr, Rubyconf, FISL e tantas outras.

Temos um mercado sólido com muitos bons profissionais e quase 50 cursos entre graduação e tecnólogo espalhado pelo estado, apesar da presença maciça na capital.

Ainda tivemos encontros de diversas comunidades locais durante o ano inteiro que fortaleceram nossa busca por transformar a região em uma área valorizada e com isso nos valorizar também.

Esse ano foi atípico, mas provocou um bom problema, agora temos a responsabilidade de fazer 2012 maior do que 2011. Vai ser difícil e não vejo a hora de começar.

Categories: braziljs, eventos ~ ~ Trackback


Assine os comentários deste artigo.


3 Responses to “Conferências em 2011, comunidade cearense sempre presente”

  1. 1
    Loiane

    Parabéns Milfont a todo o trabalho que vocês tiveram de organizar todos esses eventos. A comunidade do CE está de parabéns e está dando um baita exemplo para o resto do Brasil!

  2. 2
    Fernando Correia

    Excelentes notícias. Eu estive recentemente no Porto Digital de Recife e deu para perceber a força da comunidade de desenvolvimento de software do Nordeste. Quem sabe ano que vem vou até Fortaleza!

  3. 3
    Leandro

    Com certeza estarei no BrazilJS, me arrependo muito de não ter comparecido ao evento que inspirou (ainda que indiretamente) tantos outros eventos no Sudeste. Nesse ano eu consegui criar um networking muito bom e espero ampliar em qualidade e quantidade.

    Parabéns Milfont pelo excelente trabalho feito nesse ano e não espero menos de você em 2012. Felicidades

Leave a Reply