QCON S√£o Paulo 2011

{ September 16th, 2011 }


cmilfont

Autor: cmilfont

Diferente do ano passado, eu não consegui assistir muitas palestras e ignorei todos os keynotes após o carinha do Twitter.

O Evento

Começamos o sábado com a abertura do Paulo Silveira, Leonardo Galvão e Floyd Marinescu [os 3 não precisam de apresentação].

Logo em seguida veio a palestra morna do¬†Jim Webber que tentou ser “engra√ßaralho”, mas … sou cearense, entendo um pouco de humor. Nada de novo e sinceramente, falar de Rest, WebServices, SOA, etc √© que nem falar de Agile hoje em dia, precisa muita criatividade para n√£o ficar enfadonho.

O¬†S√©rgio Lopes apresentou um Keynote que eu j√° sabia tudo decorado, assunto batid√£o e… surpreendeu. S√©rio, apesar do assunto ser algo que eu j√° dominava e at√© j√° escrevi algumas coisas¬†no blog h√° muito tempo, ele conseguiu pegar um enfoque – que foi analisar os sites de todos os inscritos – e dissecar em estat√≠sticas na apresenta√ß√£o. Ou seja, n√£o foi apenas uma listinha de boas pr√°ticas e TODOs para se fazer no seu site ou WebApp, ele encaixou as estat√≠sticas e provou para todos “`a quente” o mal que isso provoca e quais preju√≠zos podem ocorrer, al√©m disso¬†publicou no blog da Caelum um dos posts mais completos que j√° li. Melhor do evento.

A√≠ entrou o cara do Twitter… sa√≠ com menos de 5 minutos. N√£o deu, o cara estava totalmente nem a√≠ e tamanha apatia me deixou sem vontade alguma de assistir aquilo.¬†Depois desse cara eu resolvi n√£o assistir mais nenhum Keynote por puro preconceito mesmo, hoje em dia os Kyenotes em todos os eventos √© a parte mais chata, experi√™ncia do AgileBrazil tamb√©m. Provavelmente perdi palestras fant√°sticas, inclusive ouvi falarem muito bem do cara da NASA.

Minha sugestão é acabar com esse lance de Keynote nos eventos, isso é muito século 20.

Na parte da tarde do s√°bado e domingo eu assisti algumas palestras escolhidas a dedo, mas esse lance de trilhas me deixa doido, nunca consigo ficar parado.

No sábado eu fiquei pulando de palestra em palestra e assistindo um pedaço de cada. Vi um pouco do Vinicius Quaiato, outro pedaço do  Guilherme Silveira e um pedaço dos guys Alberto Souza e Lucas Cavalcanti, enfim, maluquice. Assisti na íntegra a palestra iOS e sincronização de dados do Mauricio Linhares. Tentei assistir ao mesmo tempo as palestra do Rodrigo Kumpera, Raphael Lacerda e do Renato Willi, aí pirei e desci para conversar com a galera. Tudo que assisti estava muito bom o que me deixa sempre apreensivo de perder alguma coisa, acabo perdendo tudo.

Depois assisti todos os Lightning Talks do Host: Ricardo Valeriano.

Como essa estratégia de tentar assistir parte das palestras tinha sido loucura no sábado, no domingo eu me concentrei e assiti do Vinícius Baggio, Emerson Macedo e quase totalmente a do Cristiano Sanchez e Wladimir Domingues. Todas fantásticas e sempre com alguma coisa que te deixa com aquela curiosidade de googlar depois de assistir. Um pequeno destaque para o Vinícius Baggio que tocou num assunto muito importante na comunidade ruby, essa história de que não faz uma boa prática ou não se preocupa com qualidade do código porque isso é coisa de Java ou whatever.

Primeiro período da tarde eu passei terminando meus slides e apresentando minha palestra :)

Minhas Palestras

No s√°bado eu apresentei um Lightning Talk: “Engine de template em Javascript com HTML Sprites”.

No domingo eu apresentei a palestra: “Combinando OO e Funcional em javascript de forma pr√°tica”.


Foto engorda a gente, né?

Networking

√Č muito importante para a comunidade cearense participar de grandes confer√™ncias fora do nosso estado, acabar com essa barreira geogr√°fica e colher a sabedoria dessa galerinha l√° na origem. Esse ano conseguimos levar em torno de 40 pessoas pela #caravanajavace e foi fant√°stico.

N√£o vou citar o nome de nenhum amigo que reencontrei ou conheci “ao vivo” porque n√£o vai caber todo mundo, mas a experi√™ncia √© sempre indescrit√≠vel.

Visita a Empresas

Eu me programei para visitar algumas empresas e conhecer o ambiente de vários amigos e pessoas que admiro, mas infelizmente a correria de SP não nos deixa otimizar o tempo, só consegui dar uma passada na sexta de manhã pela Caelum e um pulo na manhã da segunda na Concrete Solutions РSP. Abaixo um vídeo que o Luca Bastos gravou na Concrete.

Categories: javace, palestras ~ ~ Trackback


Assine os coment√°rios deste artigo.


7 Responses to “QCON S√£o Paulo 2011”

  1. 1
    Loiane

    Show de bola Milfont!
    Foi bom reencontrar os amigos do CE!
    E sendo sincera (não é puxa saco não hein! rs), adorei sua palestra, foi muito legal.
    E t√ī esperando a publica√ß√£o do plugin que citou na LT.
    []’s meu irm√£ozinho mais velho! :)

  2. 2
    Raphael Lacerda

    Show de bola Milfont!

    Estou doido para ir ao Ceara palestrar e ouvir mais das suas historias!

    parabens pela palestra

    deveria fazer uma de

    como criar slides 5 minutos antes de palestrar

  3. 3
    Paulo Silveira

    Valeu o review e em especial a ajuda na organização da caravana!

    Sobre os keynotes, poderiamos usar alguma outra forma (nos eua ja eh raro). Mas trazer os gringos e coloca-los numa das salas das tracks, faria so piorar o problema da super lotação.

    parabens por ambas palestras!

    abraços

  4. 4
    cmilfont

    #Loiane
    Obrigado, my sister! ūüėČ
    Vou publicar o plugin e anunciar

    #Raphael
    Estamos te aguardando aqui ūüėČ

    #Paulo
    Acredito que esse lance de Keynote seja mais psicológico, note que no QCON rolou palestras de gringos nas tracks e no AgileBrazil também e nem deu superlotação.
    No BrazilJS vamos experimentar e acabar com esse “destaque”.
    Parabéns pelo evento, a Caelum sempre se supera.

  5. 5
    Renam S√°vio

    O evento no geral foi excelente, aprendi muito..tirando alguns palestrantes que demonstram verdadeira soberba, e olha que n√£o foram os ‘keynotes’..e tamb√©m muitos dos participantes..parece que existe uma disputa de conhecimento, at√© hoje n√£o consigo entender isso. Falam de XP, colaboratividade, mas na vida real n√£o aplicam nada disso, √© pura hipocrisia. Outra coisa que n√£o suporto s√£o essas piadas sem gra√ßa que um gringo faz e todo mundo morre de rir. Sou cearense, entendo um pouco de humor.[2]

  6. 6
    Engine de template em Javascript com estratégia de HTML Sprites - Javascript na Milfont Consulting, Client e Server-side

    […] Sitemap « QCON S√£o Paulo 2011 […]

  7. 7
    Conferências em 2011, comunidade cearense sempre presente - Blog de desenvolvimento da Milfont Consulting, Client e Server-side

    […] Em setembro n√≥s levamos cerca de 40 pessoas por meio da #caravanajavace para a maior confer√™ncia brasileira para desenvolvedores, a QCONSP. […]

Leave a Reply