22 thoughts on “O maior artigo de todos os tempos sobre como melhor motivar seus desenvolvedores

  1. Pingback: Tweets that mention Milfont.org Ultrapassando os limites da WEB -- Topsy.com

  2. Carlos

    A proposta é ótima mas devemos levar em conta que deve existir a contra-partida dos desenvolvedores pois conheço muitos que possuem um valor hora e/ou salário alto com beneficios e não é pró-ativo, não se esforça e só se importa em fazer o que é de sua responsabilidade sem ao mínimo colaborar com o projeto como um todo dando sugestões ou sequer fazendo algum pequeno ajuste necessário ao projeto.

    Tudo tem o seu lado e nesse caso ambos devem colaborar, seja a empresa com o salário e seja o funcionário fazendo o que é pago.

  3. Alessandro

    Não concordo totalmente. Mas do que um salário legal, é importante oferecer um ambiente de trabalho adequado, liberdade, horário flexível, de nada adianta contratá-lo como PJ e exigir as mesmas regras de CLT.

  4. Rogério

    Discordo. Se é pra ser “o maior artigo de todos os tempos” em algo, talvez se encaixe como o mais incompleto. Dinheiro é consequencia de fazer o que se ama, e quando falamos de desenvolvimento de software estamos falando de estimular mentes a serem criativas e oferecer um ambiente propício para a manifestação do potencial latente de cada um.

    Entendi a brincadeira, mas seria legal considerar os leitores com menos bagagem e que podem pegar a idéia ao pé da letra, causando uma desinformação não intencional.

    Tenho certeza que você poderia estender o tema de uma forma mais construtiva, e ainda assim com este bom humor.

  5. Rogério

    Opa, nesse caso peço desculpas. Fica então apenas a sugestão de abordar outros fatores associados a motivação, afinal, criar ambientes estimulantes é uma carência bem conhecida do nosso mercado e apenas oferecer mais dinheiro não é o suficiente para manter os melhores profissionais.

    []s

  6. cmilfont Post author

    @Rogério, pague 15k para um desenvolvedor e ele trabalha sorrindo e te chamando de lindo todo dia, no final do expediente ainda lava seu carro.

  7. Pingback: TwittLink - Your headlines on Twitter

  8. Marcelo Bruckner

    Cara,
    Quando vi o tutulo do post fiquei numa expectativa enorme…
    Qdo abri, dei muitas risadas…
    Acima de tudo tem bom humor!

    Falando sério…
    Um bom salário é importante mas não basta…
    Existem coisas importantes como bom ambiente, motivação, etc…

    Abraço

  9. Eduardo Luna

    Desenvolvedor com 15k no bolso!!! Vai desenvolver mais PN q preste! Só vai querer Mulheres, Drogas e tals! Vai trabalhar de ressaca e vai produzir menos da metade! kkkkkkkkkk.

  10. Robson Farias

    Eduardo, duvido que alguém que faça isso mereça “15k”. Talvez o artigo devesse ser:

    Pague bem os comprometidos e bons desenvolvedores.

    (se o cara trabalhar drogado, com ressaca, nu, ou wtf – não importa, tanto que faça as coisas direito e no prazo)

  11. Priscila Coelho Blauth

    Ok, eu gostaria de 15k no bolso, quem sabe eu poderia trabalhar usando as mesmas habilidades de hoje, mas sem que as preocupações das contas no meio do mês me aborrecessem; poderia comprar todos os livros e fazer todos os cursos que eu quisesse prá até melhorar minha competência.

    Mas o Maslow não pode estar tão errado assim em sua teoria da motivação quando diz que o homem sempre quer mais. Dinheiro é legal, 15k é bem legal, mas não é tudo. Os desafios que vem junto com os 15k, a superação e as responsabilidades é que motivam também (ninguém aqui vai achar que no nosso mercado é possivel ganhar 15k coçando, né?). E um dia tudo isso vira mesmicie (ok, pode ser que leve anos). E o cara vai querer mais do que 15k, e mais desafios, e mais…

    15k e um ar-condicionado barulhento, uma cadeira desconfortável, cultura da empresa mesquinha, bater o ponto ser mais importante que tua produtuvidade… Motiva prá sempre?

  12. Emerson Henrique

    Acho que esse é melhor artigo do mundo sobre esse assunto especialmente pela discussão a que provocou. Além de salário (muito importante), ambiente, mudanças de funções, e o incentivo na expansão do conhecimento é verdadeiramente importante, conheço casos de colegas que recebem bem mais do que eu estou acostumado a comentar sendo desenvolvedor, porém chegou um momento que ele não se sente desafiado a aprender mais sobre isso, ele precisa de mudanças de atividades, atividades que o obrigue a aprender mais, a buscar novos conhecimentos, o salário não basta para que ele se sinta motivado.
    Tudo bem, se a empresa onde ele trabalha oferece mais do que ele já ganha, provavelmente ele faria um esforço e ficaria mais, porém não com a mesma motivação, e talvez ele não lavasse mais o carro do chefe.
    A mudança é motivante, e apercepção de que existe mais um degrau a subir também. E se o salário subir no degrau de cima isso sim será melhor.

Comments are closed.