Empreender? Precisa se organizar antes!

Você já deve ter lido por aí que não precisa abrir uma empresa pra empreender, que pode realizar e desenvolver essa veia de empreendedor no seu trabalho, etc e blá blá blá a parte.

Na realidade, independente do nível de empreendedor que você queira ser, um dia baterá na sua porta algo que todos amam ignorar: você só conseguirá êxito se conseguir vender sua idéia/produto, nem que o produto seja você.

Construa que eles virão

Tomemos o exemplo de quem quer começar uma Startup — seja por qual motivo.

O passo inicial até na literatura é sair fazendo o negócio e aprender durante o processo, sair da inércia.

Pode ser bacana e até ter casos anedóticos de sucesso, mas como modelo pode ser uma má prática e esconde algumas armadilhas.

Para obter “sucesso”, você precisa encontrar clientes para o seu negócio e compradores pra sua idéia, seja sócio-investidor que injetará dinheiro direto, seja uma alavancagem de vendas na Startup que a tornará num negócio rentável ou atrairá um comprador diretamente.

Esse comprador ou cliente só se interessará no seu produto se ele existir, parece muito óbvio, então o ponto de saída é realmente sair fazendo?

Criar habilidades

Antes de iniciar o produto, você precisa antes de tudo desenvolver os Skills necessários para conseguir convencer a comprarem sua idéia, se é que alguém nasce com isso.

Muitos alunos chegam pra mim perguntando como empreender, se basta seguir os livros famosos ou acompanhar as biografias de quem “deu certo®”.

Antes de desenvolver essas habilidades de empreendimento, você precisará organizar o seu tempo e foco para isso.

Eu tive alguns produtos e algumas empresas, em todas as oportunidades que encontrei dificuldades eu errei em 3 pontos principais:

1 — Só ganha dinheiro quem tem dinheiro;

Pra você executar sua idéia vai precisar de dinheiro, não adianta achar que dedicar 1h por dia a uma idéia vai dar certo, sim, você já fez isso há várias vezes que eu sei e não funcionou, vai escutar o óbvio agora?

Se for software e se for na Web principalmente, não precisar ter dinheiro ou ser muito barato é bastante atrativo e capa de revistas de “carreira de sucesso”, mas você já pensou que é pra todo mundo e não só pra você? Você acha que as leis de mercado do mundo Offline não interferem no mundo online?

Freela não vai resolver e você sabe disso, uma semana depois já gastou o dinheiro naquele Action Figure fantástico que não podia deixar de comprar nesse momento pra ficar guardado no seu quarto escuro.

Além do que, depois de uma semana se o MVP não está na rua, já era, o gás acabou e a idéia não vence o Netflix.

Se não tem o dinheiro necessário para executar o planejamento de curto e médio prazo vamos pular para o próximo item.

2 — Quem trabalha não tem tempo de ganhar dinheiro;

Uma coisa que aprendi, se você trabalha muito, está fazendo errado. Precisa conseguir outro emprego/ocupação/cargo ou eliminar o que te faz trabalhar muito.

Uma ação quase certa é automatizar o que você faz e cortar as distrações, pode parecer fácil, mas eu nunca consegui o Inbox Zero na vida, você consegue?

Se você se mantém no operacional, não vai conseguir organizar suas idéias para melhorar e inovar. Não estou afirmando pra você almejar um cargo de chefia, mas voltando ao ponto anterior, automatizar ou cortar o processo que te faz “operacionar” suas atividades ajudarão até quem trabalha contigo.

Um exemplo direto usando o perfil de desenvolvedor de software: quanto tempo você passa criando coisas do zero? Isso é muito bom para aprender e você deve manter esse espírito para o resto da vida, mas compreender o momento certo de apenas colar o que a vida já te deu salva tempo [e tempo é dinheiro, você leu em algum biscoito]. Pode parecer muito óbvio para alguns, mas tem alguém nesse momento se dando conta do óbvio. [isso aqui foi meio indireta pra alguns, inclusive eu].

Outro perfil clássico, você é PO/Gerente/Chefe de uma equipe e obriga “seus” desenvolvedores a preencherem planilha de horas dizendo o que fez, você está prejudicando a empresa que trabalha porque tira custo de desenvolvimento que poderia produzir software — portanto lucro — para embutir no custo do seu trabalho. Automatize, filho.

3 — Quem trabalha pra pobre, pede esmola pra dois.

Se não tem dinheiro e ainda não organizou seu tempo, não vai funcionar se você ganha pouco e ou não tem perspectiva de crescimento pessoal. Saia desse emprego/vaga sem futuro, é melhor trabalhar de graça numa empresa que vai te alavancar do que ser atendente de Call Center, melhor aprender tecnologias novas numa boa empresa do que ser programador CRUD de uma agência PHP.

Mesmo que você não queira abrir uma Startup, você quer se tornar o engenheiro chefe cheios de patentes ou o melhor Software Developer que existe, não será fazendo CRUD + Relatórios, acredite.

TL;DR

Antes de sair empreendendo, desenvolva habilidades, principalmente para vender sua idéia.

Para desenvolver essas habilidades você precisa organizar a casa, focar e dedicar de forma adequada.

Para focar você precisa de informações, conhecimento e tempo para organizar as idéias de forma que a inovação saia das referências aprendidas, alguns chamam isso de sabedoria.