Retrospectiva 2009

{ December 28th, 2009 }


cmilfont

Autor: cmilfont

Jornal OPOVO  (Foto: IGOR DE MELO)
Fonte: Jornal OPOVO

Esse foi um bom ano, iniciei 2009 abrindo outra empresa e saindo da Triadworks que continua Triad (com o Carlos √Ātila, al√©m do Handerson Frota e o Rafael Ponte) e agora parceira e amiga.

Minha empresa, a Milfont Consulting foi o profissionalismo de algo que eu já vinha fazendo há algum tempo: Mentoring, treinamento e coaching em desenvolvimento de software, só que agora focado em XP e um nicho específico de linguagem, Ruby. Sobre Rails eu vou fazer um post a parte, sobre o mercado local e meus projetos.

Dois clientes em especial marcaram o ano da Milfont Consulting, o Grupo Tubform que vem montando um dos maiores projetos em Rails no Brasil que tenho notícia e o Grupo Fortes que lançou recentemente o F2RH, um portal gratuito para empresas e profissionais que desejam contratar e serem contratados respectivamente. Claro que meus antigos clientes continuam com atenção especial, mas já estão bem maduros em seus sistemas e processos o que me alegra enormemente e me dão aquela satisfação profissional que é motivo para continuar o trabalho que estamos fazendo.

Em rela√ß√£o √† comunidade de desenvolvimento de software come√ßamos (eu e Igo Coelho) o ano criando um grupo de discuss√Ķes sobre XP exclusivamente do Cear√°, o XPCE, do qual explico os motivos nesse post. Depois convidamos o Henrique Landim e por √ļltimo o Francisco Barroso para se tornarem coordenadores.

Curso Caelum em Fortaleza - agosto 2009 on Twitpic

Em agosto realizamos o Maré de Agilidade Fortaleza, que nos deu uma boa perspectiva de como fazer um evento, aprendemos muito com os erros cometidos e vamos para 2010 agora com profissionalismo. Nesse mesmo evento nós formamos a primeiro turma da Caelum em Fortaleza, aos trancos e barrancos conseguimos trazer o Fábio Kung para nos ensinar um Rails de qualidade. Agradeço a Caelum e principalmente ao Paulo Silveira por nos ter presenteado com a vinda do Fábio Kung, que é um dos melhores profissionais do mundo e conseguiu impressionar profissionais com anos de mercado e alguns com mais de um ano em Rails mesmo sendo um curso básico. Em 2010 vamos tentar trazer a Caelum mais vezes.

Não daria para citar todos os amigos e profissionais envolvidos nesses eventos da XPCE, mas agradeço o desprendimento de todos vocês, quem nos acompanha sabe o esforço e dedicação que todos fizeram.

Share photos on twitter with Twitpic

Esse ano li cerca de 20 livros para um projeto de pesquisa que estou escrevendo, além de alguns livros técnicos. Fui muito ao cinema para assistir desenhos e filmes de ação com meu filho mas tive pouco tempo para escrever como eu gostaria. Ouvi pouco rock esse ano, já que passo o tempo quase todo em clientes e não dá para voce botar fones de ouvidos quando trabalhamos com consultoria.

Tempo de correr

Em Setembro eu comecei um desafio do jornal OPOVO a convite do jornalista Hamilton Nogueira para sair do sedentarismo e fazer uma corrida de 5 km. Como não nego uma boa briga, além de topar eu aumentei para 10 km, se vamos morrer pelo menos vamos com classe. O resultado foi que fiz a prova da Unifor, 10 km, em 1:16 aproximadamente.

Campeão on Twitpic

Essa saída do sedentarismo foi graças ao acompanhamento do preparador físico Pedro Sena (Quality Assessoria) que teve muita paciência e profissionalismo para suportar minha agenda um pouco fora do convencional. Essa saga vou publicar com mais calma em outro post.

treino de Jiujitsu na Gautama um tempo atrás on Twitpic

Com um bom preparo físico o rendimento é outro, você consegue trabalhar e se divertir melhor. Até dores nas costas devido à obesidade eu já tinha, cheguei a pesar 110 kg.

Meus objetivos para o próximo ano com essa reviravolta  como atleta é correr uma meia maratona (que pretendo ser a do RJ no meio do ano) e voltar ao Jiujitsu que é meu esporte favorito. Até dei um treino em uma academia lá em Iguatu onde meu irmão treina. Em termos de esporte esse ano marcou meu renascimento.

Em termos familiar nunca estivemos tão bem, esposa amada (Renata Milfont) e filho saudável que #asgatapira. Feliz ano-novo para todos vocês e que 2010 seja melhor do que foi esse ano.

Família on Twitpic

Categories: Maré de Agilidade, offtopic, palestras, Rails, Ruby, xpce ~ ~ Trackback


Assine os coment√°rios deste artigo.


6 Responses to “Retrospectiva 2009”

  1. 1
    Tweets that mention Milfont.org Ultrapassando os limites da WEB -- Topsy.com

    […] This post was mentioned on Twitter by cmilfont, Rafael Ponte. Rafael Ponte said: RT: @cmilfont: Retrospectiva 2009 http://www.milfont.org/tech/2009/12/28/retrospectiva-2009/ […]

  2. 2
    Loiane

    Parabéns mocinho!
    Você com certeza é um exemplo para nós!
    Parabéns por esse ano, e que 2010 seja melhor ainda!
    Abraços

  3. 3
    Igo Coelho

    Pode esperar que 2010 vai ser um ano ainda melhor para todos nós :-)

  4. 4
    Rafael Ponte

    Parabéns, Milfont.

    √Č sempre bom ver um grande amigo tendo ascens√£o na vida profissional e principalmente na vida pessoal.

    Eu espero e acredito, sinceramente, que 2010 a Milfont Consulting e a TriadWorks alcançarão todas as metas traçadas.

    Enfim, parabéns e que você não pare de correr!

    Ps.: Que tal devolver meu livro do Clean Code, hein? ūüė°

  5. 5
    Fabio Kung

    Nossa, sei que estou completamente atrasado, mas não tinha visto o post ainda. Muito obrigado pelos comentários e parabéns pelas conquistas!

    Torço para nos vemos em breve! Abração.

  6. 6
    Retrospectiva 2010 – Sa√ļde e Neg√≥cios - Milfont Consulting

    […] cmilfont Diferente do ano passado esse ano foi no m√≠nimo estranho, no final posso dizer que foi um bom ano porque […]

Leave a Reply