Engine de template em Javascript com estratégia de HTML Sprites

Apresentei no QCON São Paulo 2011 um Lightning Talk: “Engine de template em Javascript com HTML Sprites”. A estratégia consiste em montar um template com suas Partials no mesmo arquivo html para facilitar o trabalho de renderização usando DIVs como “sprites”, assim como fazemos com CSS.

Para a estratégia eu construí uma Engine de Templates minimalista quase Logic-less baseada na EL do JSP. Quase Logic-less porque a única lógica permitida são sentenças como IF Ternário, comparações e o conceito de Helpers (como no Rails), que não passam de funções javascript simples que retornam alguma formatação para a VIEW.

No meu curso Javascript Fundamental, um dos exercícios é construir essa engine que chamei de ELJS.

A grande diferença entre o ELJS e o Mustache (Engine Logic-less famosa) são os Helpers e o conceito de compilação separado da própria renderização. A grande vantagem da compilação é fazer um parser das marcações e deixar o template preparado para interpolação sem precisar tratar sentenças a cada chamada de “render”.

Assim como o Mustache, o tratamento dos Partials é feito fora da Engine, no meu caso eu tratei no plugin para jQuery (TODO: terminar plugins para outras bibliotecas/frameworks).

Atualizei o plugin para jQuery apresentado no evento com a última versão que usamos nos nossos projetos e tornamos Open Source. Criei uma página de exemplo como funciona a estratégia, mas os testes facilitam a compreensão, principalmente o teste do plugin.

Dá uma olhada nos slides novamente para entender a evolução dessa estratégia.

One thought on “Engine de template em Javascript com estratégia de HTML Sprites

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *