Marketing e Certificações

{ May 27th, 2008 }


cmilfont

Autor: cmilfont

Está ocorrendo uma discussão na lista Scrum-Brasil sobre o valor da certificação ScrumMaster, está bem interessante.

escrevi muito sobre isso em posts passados. O Vinícius da ImproveIt escreveu sobre o assunto também.

Resumindo minhas considerações eu tenho a certeza de que certificações são apenas um apelo comercial de marketing pessoal ou de diferenciamento em licitações. Para as empresas é muito cômodo contratar com parâmetros estáveis de análise de currículo como certificações e nível superior, mas não é seguro.

Sou da opinião do Phillip Calçado que não devemos promover as certificações além do que elas representam criando um efeito artificial sobre a realidade. Como não é seguro contratar alguem por causa da certificação, é dever moral e ético de profissionais trabalharem para evitar essa promoção das certificações como algo sério.

Concordo com o Alexandre Magno de que é difícil entrar nas corporações sem um apelo “marketologico”, as certificações seria o cartão de visita para você passar da porta, mas o que tenho visto é depois que se senta de frente do CEO as certificações continuam como algo sério como se fosse realmente um diferencial, o que não é verdade.

Eu nunca dei muita bola para certificações, mas estou pensando seriamente em tirar algumas porque a IVIA (sócia do Tuangr onde trabalho) tem uma política de reembolsar os funcionários que se certificam. Isso é bom para a empresa que tem moeda para competir nas licitações e bom para os profissionais que entopem o currículo de graça com algo que o mercado erroneamente considera fundamental, fora isso não há motivo algum para alguém pagar caro por uma certificação.

[update 28/05/2008]

O Shoes blogou sobre essa thread.

[/update]

Categories: Certificações, Métodos Ágeis, Scrum ~ ~ Trackback


Assine os comentários deste artigo.


2 Responses to “Marketing e Certificações”

  1. 1
    Christiano via Rec6

    Marketing e Certificações – CMilfont Tech…

    Considerações sobre certificações e o Marketing que as envolve…

  2. 2
    Rafael Ponte

    Infelizmente essa é a realidade do nosso mercado. Certificações e diplomas contam mais que a experiência e comprovação da mesma. Mas como você mesmo disse, sem elas fica difícil passar da porta.

    Eu também não sou muito a favor de certificações, porém as vezes é necessário andar junto com os ventos do mercado para que se consiga demonstrar sua competência.

    Enfim, no final eu concordo com o Phillip Calçado que as certificações -sejam elas quais forem- não deveriam receber o *grande* valor que recebem hoje em dia, mas também não posso discordar do Alessandro Magno que elas são essenciais no aspecto “marketologico”.

Leave a Reply